Entrevista: David Buckingham
Recriando a TV na sala-de-aula

"As pessoas culpam a TV porque
não conseguem encarar as reais
causas da violência, como a
desigualdade social e o racismo"

por Gilka Girardello

O inglês David Buckingham é hoje um dos pesquisadores mais respeitados e interessantes no campo da relação entre Televisão e Criança, e da Educação para os Meios de Comunicação. Há vinte anos vem investigando as possibilidades de ensinar às crianças sobre os meios de comunicação, numa perspectiva tanto crítica quanto prática. Nela os alunos têm a experiência de criar seus próprios projetos de comunicação. Apesar de pioneiro, inspirador, e muito influente fora do Brasil, seu trabalho é pouco conhecido aqui, onde nenhum de seus vários livros foi ainda publicado.

Nesta entrevista dada ao site Aurora em seu gabinete no Instituto de Educação da Universidade de Londres, o professor Buckingham defende a necessidade de que as crianças encontrem na escola um espaço para elaborar as intensas experiências que vivem diante da televisão. Ele rebate os que culpam a TV pela violência na sociedade ("as pessoas culpam a TV porque não conseguem encarar as reais causas da violência, como a desigualdade social e o racismo") e diz que as TVs públicas precisam oferecer aquilo que o mercado não está interessado em garantir: prazer e informação de qualidade para as crianças da maioria da população.

OS PRIMEIROS TEMPOS DA PESQUISA

"A produção tem que ser parte do
processo de educação para as mídias"

Ateliê da Aurora: Como você começou a pesquisar a relação entre TV e Criança?

David Buckingham: Bem, eu trabalhava como professor de Linguagem em uma escola de segundo grau. Cresci vendo televisão, mas me interessava particularmente por cinema. Isso era no fim dos anos 70, e várias escolas estavam oferecendo cursos de educação para as mídias. Então comecei a dar um curso sobre comunicação, inicialmente para crianças mais velhas, e aos poucos fomos abrindo para crianças mais novas. Mais tarde, vim trabalhar aqui no Instituto de Educação - onde se faz basicamente pós-graduação para professores.

Há uns 12 anos atrás, formei um grupo de professores de educação para as mídias que estavam também interessados em fazer pesquisa. Nos encontrávamos aos sábados de manhã, para discutir experiências de ensino. Isso resultou em um livro, chamado Watching Media Learning, uma coleção dos trabalhos daquele grupo. Foi a primeira vez, na Inglaterra, que as pessoas olharam para as práticas em sala-de aula na educação para as mídias, embora tivéssemos uma tradição de mais de 60 anos nesse campo, por aqui. Da década de 30 aos anos 60, 70, o estudo dos meios era feito dentro das aulas de Inglês. Aos poucos, foi havendo uma especialização, mas foi sempre uma espécie de trabalho pioneiro. Mesmo agora, quando a matéria já está bem estabelecida, há sempre a discussão sobre a necessidade de ela ser tratada seriamente, encontrar seu lugar dentro do currículo escolar. Nos anos 70 e 80, quando eu estava começando a treinar professores nesse campo, havia alguns livros que sugeriam o que você podia ou não podia fazer, mas não muita coisa sobre o que realmente acontecia na sala de aula quando a gente fazia aquelas coisas. Havia uma espécie de cruzada de otimismo, que não correspondia à realidade da sala de aula. Havia muita discussão sobre conteúdo - "o que devemos ensinar às crianças sobre os meios de comunicação" - e não sobre o que as crianças aprendiam com os meios. Tendia a haver uma subestimação do conhecimento pré-existente das crianças, tudo o que elas já sabiam sobre os meios. Então os professores chegavam na sala, armados do conhecimento teórico, sem levar a sério o que as crianças já sabiam.

Aí segui trabalhando em colaboração com professores, que resultaram em outros dois livros. Foram longas colaborações, nas quais eu sentava no fundo da sala, observando, e também dava aula junto com o professor. Os livros foram Cultural Studies Goes to School, e Making Media, esse sobre o lado mais prático da produção de comunicação, tema que foi me interessando mais e mais. No passado as pessoas suspeitavam um pouco desse lado prático: o que acontece quando você põe máquinas fotográficas e câmeras de vídeo na mão dos alunos? Havia um sentimento de que não funcionava, que as crianças acabavam apenas imitando as mídias. E a minha sensação era a de que essa era uma questão mais complexa: quando produziam comunicação em sala de aula, as crianças não imitavam apenas, também inventavam, e a produção tinha que ser uma parte importante do processo, assim como se fazia com a redação criativa nas aulas de Linguagem.

Era muito difícil no começo. Lembro que pedi emprestada uma câmera portátil que não tinha nada de portátil, era tremendamente pesada. Os alunos faziam pequenas animações, com figuras de massinha, em Super-8. E fotos.

 

EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS HOJE

"Pode-se fazer um trabalho muito
bom com papel, tesoura e cola"

Ateliê da Aurora: Como você vê o trabalho em educação para as mídias hoje?

David Buckingham: Hoje é mais fácil, a tecnologia é mais barata e acessível, há tantas coisas que se pode fazer. Também por isso as pessoas começaram a incorporar mais a produção nas aulas de Educação para as Mídias. E estão menos ansiosas, mais dispostas a dar espaço para que as crianças façam suas produções, parece haver menos necessidade de controle tão estrito.

Sigo trabalhando com isso, estou conduzindo um projeto agora, ligado à produção dos jovens na comunidade, fora do contexto escolar. É um projeto artístico ligado aos jovens de comunidades carentes, que chamamos hoje na Inglaterra de "socialmente excluídos" (o que me parece um código para dizer que eles são jovens pobres). Queremos ver o que esses meninos podem fazer com a tecnologia, com fotografia e vídeo, mas também obviamente com os novos meios, o que eles vão fazer com a internet. Por um lado, distribuir a produção deles na internet, mas também vê-los produzir especificamente para a internet. Claro que há muita badalação em torno disso, mas não há muita reflexão sobre como os meios digitais estão sendo usados pelos jovens como espaço de criação.

Ateliê da Aurora: Como você trabalharia em um país como o Brasil, onde a televisão está muito presente, mas há falta de investimento na educação, e onde mesmo giz e lápis de cor nem sempre são fáceis de conseguir?

David Buckingham: É uma questão difícil, e acho que nem cabe a mim responder. É preciso muito cuidado ao tentar transpor experiências de um contexto para o outro. O que eu diria é que se pode fazer educação para as mídias com tecnologia simples, não se precisa de muita coisa. Pode-se fazer um trabalho muito bom com papel, tesoura e cola. Fotografia também, apesar de também ser cara. Colagens, criação de imagens, acho que podem render bastante. Trabalhos com revistas velhas, jornais, em que você literalmente desconstrói coisas. Com esses materiais as crianças podem fazer muita coisa criativa e também crítica. Outra coisa importante são os exercícios com teatro e performance, já que boa parte do que se vê na televisão é basicamente teatro. Pode-se explorar muito bem as convenções e formatos da televisão através de exercícios dramáticos.

É importante lembrar que as crianças fazem parte da cultura da televisão, elas têm essas referências em comum, vêem TV em casa durante horas e horas. Se todas as crianças na sua sala viram a mesma telenovela na noite passada, por que não transformar aquilo em tema de uma discussão, ou de um exercício dramático na sala no dia seguinte? Você não precisa de câmeras sofisticadas, ou de um aparelho de TV na sala de aula. A escola pode ser um espaço onde eles elaborem essa experiência comum.

 

COMBINANDO RAZÃO E EMOÇÃO NA PESQUISA

"As crianças são espectadoras sofisticadas,
mas também são afetadas pelos filmes,
tanto positiva quanto negativamente"

Ateliê da Aurora: No livro Moving Images você sugere que se leve em conta o que a criança sabe sobre a televisão, mas também como os programas mexem com as emoções dela.

David Buckingham: Sim. Parto daquilo que falamos antes: o que as crianças já sabem sobre os meios. Se a gente vai ensinar efetivamente, é preciso se ter uma idéia do que elas já sabem. Fiz uma série de pesquisas nessa linha, nos últimos 15 anos. O primeiro livro que escrevi foi sobre EastEnders, a telenovela mais popular na televisão britânica. Eu queria saber o que o programa significava para as crianças. Fiz vários estudos sempre em pequenos grupos: não usava questionários, a não ser para alguns dados de contexto. O que me interessava era como as crianças falavam sobre televisão, e sobre como, no processo de falar, elas definiam o que a televisão significava para elas, e ao mesmo tempo definiam quem elas são: como as crianças constróem o significado do que vêem na TV, como constróem sua identidade enquanto telespectadores, e como membros de grupos sociais - masculino ou feminino, branco ou negro etc. Primeiro fiz um livro geral, Children Talking Television, que pega cada uma das áreas conceituais-chave. Na Inglaterra, a Educação para as Mídias é definida em termos de conceitos-chave que os alunos devem estudar: Linguagem, Público, Instituição e Representação. Os alunos devem estudar e fazer produção para propaganda, ou imprensa, ou tevê. No livro eu procurei saber o que as crianças tinham a dizer sobre esses conceitos-chave, em termos dos programas de TV que gostavam de assistir.

Depois, fiz um projeto sobre as respostas emocionais das crianças. Eu percebia os perigos de uma abordagem puramente racionalista, em que nós adultos tendemos a valorizar as respostas racionais das crianças, quando elas dizem "eu sei que isso não é de verdade", " isso é só efeito-especial" , "eu sei que eles estão só representando". Num nível elas são muito capazes de fazer julgamentos críticos sofisticados sobre o que assistem, o que nos levaria à conclusão de que realmente elas sabem uma quantidade enorme de coisas sobre televisão. Mas tendemos a negligenciar tipos mais emocionais de resposta. O que apareceu na pesquisa é que você pode, por um lado, ser bem racional a respeito do que você assiste; mas ainda assim você pode ser emocionalmente afetado por aquilo. Um exemplo clássico: algumas crianças são fascinadas por filmes de terror. Elas podem conversar com você sobre os efeitos especiais e todas as regras do gênero. Mas ao mesmo tempo em que têm prazer, sentem medo, ou ficam perturbadas por aquilo. Sim, elas são espectadoras sofisticados, mas também são afetadas pelos filmes, tanto positiva quanto negativamente. As duas reações vêm juntas. Assim como o melodrama: dá prazer, mas também faz você ficar triste, aflito. As duas coisas estão interligadas. Foi o que trabalhei no livro Moving Images.

 

A VIOLÊNCIA NA TV

"Culpa-se o mensageiro e não a mensagem"

Ateliê da Aurora: E a questão da violência na TV, que você também discute em Moving Images?

David Buckingham: Pois é, nos EUA tende a haver um consenso de que a violência na televisão contribui significativamente para a violência na sociedade. Aqui na Inglaterra alguns também têm essa visão, mas para mim a questão é basicamente política. Nos EUA, as pessoas culpam a TV pela violência, porque não conseguem encarar as causas da violência, que são questões mais complicadas, como a desigualdade social e o racismo. A outra questão que os governantes e os planejadores políticos não conseguem encarar é a das armas. Acho que se quisermos apontar uma causa única para a violência ser muito maior nos EUA do que na Inglaterra, é o fato de aqui não termos armas, enquanto nos EUA há quase mais revólveres do que gente. E as duas sociedades são comparáveis: temos televisões comparáveis, níveis comparáveis de desigualdade, só que aqui não temos armas. Daí a obsessão que eles têm quanto à violência na televisão: é uma explicação fácil e bela para um fenômeno muito complexo. E assim não se precisa entrar nas verdadeiras questões, que são muito mais difíceis. Culpa-se o mensageiro e não a mensagem.

Certo, aqui na Inglaterra também há quem culpe os meios de comunicação pela violência social, mas há muitos pesquisadores, entre os quais me incluo, que dizem que essa é uma questão muito mais complicada, que temos que investigar com muito mais cuidado se quisermos saber por que as pessoas se interessam pela violência na TV. E levar em conta os prazeres envolvidos nisso, em vez de tirarmos conclusões simplistas, dentro desses esquemas de estímulo-resposta, causa-efeito. Uma das conclusões dessa pesquisa que fiz é que é cada vez mais difícil censurar ou controlar a violência nos meios de comunicação. O que precisamos fazer é encontrar um jeito de capacitar os espectadores a fazerem suas próprias escolhas, escolhas bem-informadas. Um problema aqui na Inglaterra é o sistema de classificação dos programas: há seis categorias de censura: "esse filme foi liberado para 16 anos, para 18 anos etc". Mas eles não explicam por quê. Meu filho, por exemplo, tem 12 anos, e me pergunta: "posso assistir a esse filme?" - e é um filme impróprio para 15, ou 18. Às vezes eu vejo esses filmes, e penso: "tudo bem". E há outros casos em que eu decido: "não, não vou deixar", porque sei que ele, como indivíduo, vai ficar perturbado com aquele filme, enquanto outro menino de 12 anos talvez possa vê-lo sem problemas. Eu não quero, por exemplo, que ele veja filmes de horror com elementos sobrenaturais, porque sei que ele vai ficar assustado. Mas não me importo que ele veja programas com palavrões, que ele escuta de qualquer maneira à volta dele. Eu, como pai, tenho meus próprios critérios, e acho que todos os pais têm seus próprios critérios, que não têm a ver só com a idade da criança, mas com o indivíduo que aquela criança é, com os padrões que você quer manter, e esses padrões variam de uma pessoa para outra.

 

TV DIREITOS DA CRIANÇA, QUALIDADE E MERCADO

"Não se pode entregar todas as decisões para o mercado,
imaginando que ele irá fazer o que é necessário"

Ateliê da Aurora: Como você vê a programação de TV para crianças no contexto das empresas globais de comunicação?

David Buckingham: Nos últimos anos comecei a pesquisar programas de TV feitos para crianças. Editei um livro, baseado numa pesquisa de dois anos, sobre a TV para crianças na Inglaterra. Primeiro, levei em conta a grande transformação que a indústria da televisão viveu nos últimos anos, passando de uns poucos canais para um sistema de múltiplos canais, embora eles não sejam de modo algum acessíveis a todos. Um sistema muito mais global, muito mais comercial, o que tem consequências para as crianças. Ficou ainda mais difícil exigir que sejam produzidos produtos específicos para essa faixa de público. Argumenta-se: "bem, as crianças acabam assistindo programas adultos do mesmo jeito, porque iriam precisar de programas feitos só para elas?" É uma das discussões que precisamos enfrentar. Outro problema é o fato de que as crianças foram descobertas enquanto um grande mercado potencial. E a televisão, principalmente, busca atingir comercialmente esse mercado. A questão é: quais são os direitos da criança nesse contexto? Tudo parece ser visto em termos da exploração de crianças vulneráveis - o que até pode ser uma forma muito dramática de nos referirmos à questão, mas de fato o problema é sério. Quando falo em direitos, penso no que é que as crianças têm o direito de ver na TV. Também é importante fazermos a análise do que está sendo mostrado às crianças, tanto em termos da grade de programação, quanto em termos da qualidade dos programas. A questão é: O que é que as crianças têm direito de ver na TV? É como no caso do Brasil, a questão tem a ver com a distância entre pobres e ricos: ricos em tecnologia e pobres em tecnologia. Só uma pequena parte da população tem acesso a cabo e satélite. É importante insistir em que os canais públicos devem proporcionar de graça prazer e informação de qualidade para as crianças da maioria da população Não se pode entregar todas as decisões para o mercado, imaginando que ele irá fazer o que é necessário.

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Livros de David Buckingham citados na entrevista:

"Watching Media Learning: Making Sense of Media Education". The Falmer Press, London, 1990.

"Children Talking Television: The Making of Television Literacy". The Falmer Press, London, 1993.

"Cultural Studies Goes to School: Reading and Teaching Popular Media (Critical Perspectives on Literacy and Education)", (co-autoria com Julian Sefton-Green). Taylor and Francis, 1994.

"Making Media: Practical Production in Media Education", (co-autoria), English and Media Centre, 1995.

"Moving Images: Understanding Children´s Emotional Responses to Television". Manchester University Press, 1996.

Web-site de David Buckingham:

http://www.ioe.ac.uk/ccs/buckingham/index.html