Monica Fantin
Publicações da Profa. Monica Fantin.
Documents
RESUMO
A partir de uma pesquisa que trabalhou a relação crianças, cinema e mídia-educação em diferentes contextos socioculturais, este trabalho discute as possibilidades educativas e as formas de mediação desta
prática cultural na escola. Considerando que a pesquisa com crianças pode ser uma forma de compreender criticamente a produção cultural de nossa época, o trabalho sugere que, através de uma perspectiva
ecológica de mídia-educação – de educar com, sobre e através de todos os meios –, é possível desenvolver um percurso didático que ultrapasse algumas fronteiras no trabalho com crianças: das crianças consumidoras e espectadoras às crianças produtoras de cultura. A fim de construir uma apropriação crítica e criativa das mídias, propõe-se um percurso educativo na escola que possa assegurar a experiência da
fruição, análise e criação envolvendo a produção de mídias feitas com crianças na escola.
RESUMO - Cinema e imaginário infantil: a mediação entre o visível e o invisível.
Este texto analisa a relação entre cinema e criança a partir de alguns entendimentos teórico-conceituais sobre o cinema como arte, indústria, dispositivo e linguagem. Da relação entre cinema e imaginação, busca-se entender como os diferentes modos de ver filmes atuam na construção do imaginário infantil para compreender as representações que as crianças têm da experiência com o cinema. Considerando que a pesquisa com crianças pode ser uma forma de compreender criticamente a produção cultural de nossa época, o texto apresenta aspectos de uma pesquisa empírica realizada com crianças em diferentes contextos socioculturais e sugere algumas possibilidades de mediação para pensar o cinema no contexto da educação.
This article highlights the importance of the concepts of media literacy, and digital and informational literacy to understand the multimodal meaning of multiliteracies and their interfaces. An analogy with Babel is used to understand the different ways in which this concept articulates the linguistic, visual, audio, spatial, and
gestural dimensions in digital culture. In this framework, the question of convergence is highlighted in learning experiences undertaken in formal and informal contexts. To qualify the meaning of this learning for the subject, the article mentions the concept of personal literacy to locate the importance of subjectivity in the interactions that the multiliteracies offer. Finally, in an exercise of representation of the components of the multiliteracies,
the article presents a diagram that highlights the importance of mediation and the forms of appropriation that express concepts and experiences in search of a transformative pedagogical practice, as an opportunity to understand the multiliteracies as a condition of dialog, expression and participation in the culture.