-
Estudantes / Doutorado ou pós-doutorado
-
Estudantes / Mestrado
-
Estudantes / graduação
Fábio Baracuhy Medeiros (Pós-Doutorado)
Desenvolveu trabalho de pesquisa no MESTRADO (2007-2009) e DOUTORADO (2012-2016) no Programa de Pós-Graduação (CED) na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Buscou examinar teoricamente e dar relevo a importância da constituição de um "espaço imaginário" relacionado à experiência do artista em relação à infância e à noção de presença no campo estético; a investigação da infância entendida como esse instante presente em que a intensidade se inscreve no percurso do processo artístico. Através de autores como São João da Cruz, Jean Genet, Andrei Tarkoviski, Michel Leiris, Gilles Deleuze, Marcel Proust e Hans Ulrich Gumbrecht, convidados teóricos para a discussão, procura o entrelaçamentos dos encontros que potencializam a elaboração de uma pesquisa em torno das teorias da modernidade. Atualmente curso estágio de PÓS-DOUTORAMENTO em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, ministrando cursos, aulas e palestras. Além do pós-doutoramento, cursa, atualmente, LICENCIATURA em FILOSOFIA com enfoque na história das ideias. Link Lattes
---
Elika da Silva (Doutorado)
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa Educação e Comunicação (ECO) sob orientação da Professora Doutora Gilka Elvira Ponzi Girardello. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2016). Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL (2008). Especialização em Tecnologia Educacional pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã-PR (2010). Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Educação de Florianópolis e atua com Tecnologia Educacional na sala informatizada. Integrante dos grupos de pesquisa Literalise: grupo de pesquisa em literatura infantil e práticas de mediação literária e NICA: grupo de pesquisa do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina. Sua pesquisa busca fortalecer sua prática de ensino, auxiliando e propondo alternativas de trabalho com as tecnologias digitais e a literatura infantil aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, priorizando o trabalho mídia-educativo numa perspectiva de participação ativa, crítica e responsável dos/as estudantes frente às mídias digitais. Link Lattes
---
Graziela Sarkis (Doutorado)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é professora auxiliar de tecnologia educacional da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional. Link Lattes
---
Lizyane Francisca Silva dos Santos Locatelli (Doutorado)
Doutoranda no Programa de Pós- Graduação Educação da Universidade Federal de Santa Catarina(PPGE-UFSC). Mestra pelo (PPGE-UFSC). Especialista em Gestão e Metodologia do Ensino pela Faculdade Dom Bosco (2010); em Educação Infantil pela UFSC (2012); e em Tecnologias da Informação e Comunicação e técnicas de Ensino pela UTFPR (2018), graduada em Pedagogia pela UFSC (2009). Membro do grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, UFSC/CNPq. Professora efetiva da educação infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Link Lattes
---
Patrícia Lisboa de Aguiar (Doutorado)
Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2017); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins (2012); Especialista em Auditória e Perícia Contábil pela Universidade Nilton Lins (2011); Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Nilton Lins (2010); Graduada em Licenciatura em Pedagógica - UNIASSELVI (2020); Pesquisadora e Membro do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências - GPEFEEC. Tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior. Link Lattes
---
Priscila Cristina Freitas (Doutorado)
Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Linha Educação e Comunicação, participa do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA). Atualmente realizando estágio doutoral na Universidad Autónoma de México (UNAM), vinculado ao Programa Universitario Diversidad Cultural e Interculturalidad (PUIC), com duração prevista de 2024 a 2025. Mestre em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Graduada em Pedagogia - Habilitação em Educação Infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Participa do Alteritas - grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação - UFSC. Membra da diretoria da Associação de Educadories Negres de Santa Catarina - AENSC. Vice-presidenta do Centro Cultural Anástacia - CCA. Uma das fundadoras do Turismo de Base Comunitária no Monte Serrat - Florianópolis. Área de estudo hoje em dia, Educação das Relações Étnico Raciais, Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil e Literatura afro-brasileira. Link Lattes
---
Thiago Ribeiro Alves (Doutorado)
Geógrafo formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009 - 2012). Especialista em EaD e Tecnologias Educacionais (2013 - 2014). Professor de Tecnologia Educacional na rede municipal de ensino de Florianópolis (2015...). Especialista em Alfabetização e Letramento (2016 - 2017). Mestre em Educação pelo Instituto Federal Catarinense - PPGE/IFC (2019 - 2021), pesquisando jogos digitais de alfabetização na linha de pesquisa: Processos Educativos e Inclusão. Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (2021). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2024...), linha de pesquisa: Educação e Comunicação. Busca matizes geográficas nos processos de ensino e aprendizagem envolvendo tecnologias digitais.
---
Aline dos Santos Carolino
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, com ênfase em estudos decoloniais e feminismos negros. Possui graduação em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019) e graduação em Pedagogia (2024). Link Lattes
TCC: "O instrumento de ação": etnografia de um rito de oração (UFSC, 2019)
---
Jonatan dos Santos
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina PPGE/UFSC). Membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA) e do Laboratório de Pesquisas em História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde (GEHCES). Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), certificação em gerenciamento de projetos pelo CAPM (Certified Associate in Project Management - 2020) e especialização em Neurociências e Comportamento (PUC/RS - 2022). Servidor público federal, lotado na TV UFSC, na criação e produção de narrativas transmídia e pesquisas envolvendo imaginação e criatividade.
Link Lattes
---
Juliana Alves Bezerra de Andrade
Mestranda em Educação pela UFSC na linha de pesquisa Educação e Comunicação. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com especialização em Psicopedagogia Institucional, Educação Infantil e Séries Iniciais, Administração Escolar, Supervisão e Orientação e em Educação Especial Inclusiva. Atuou como servidora pública efetiva do município de São José como professora de educação infantil de 2016 a 2018 e desde 2019 serve ao Município de Florianópolis como professora de educação infantil, lotada no NEIM Zilda Arns Neumann. Foi coordenadora no projeto Educar no Verão da PMF e esteve designada como Assessora Técnica no Conselho Municipal de Educação de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, documentação pedagógica e docência na educação infantil.
Link LattesTCC:
Coleções e desenhos: vivências na infância (UDESC, 2011).
---
Paula Moreira de Souza Dias
É Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021) e Bacharela em Artes Cênicas (2012), pela mesma Universidade. Tem experiência na área da dança e do teatro como atriz, bailarina, coreógrafa e diretora, além de atuar como professora dessas modalidades artísticas. Tem interesse nas áreas do multiletramento com uma perspectiva ampla de interação entre linguagens e do desenvolvimento integral dos bebês e crianças, com base na perspectiva walloniana. Atualmente trabalha como professora temporária no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) - UFSC. Link Lattes
TCC: A improvisação como técnica de composição e de prática do intérprete-criador (UFSC, 2012)
---
Paulo Roberto do Espírito Santo
Mestrando em Educação (2023/25) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado à linha de pesquisa: Educação e Comunicação (ECO), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia - habilitação em Magistério das Séries Iniciais (2005) e habilitação complementar em Supervisão Escolar (2011) pelo Centro de Ciências Humanas e Educação - FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem especialização em Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade (2021) pela UNISINOS. Possui experiências na área de Educação Escolar (como professor dos Anos Iniciais e Coordenador Pedagógico na Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e com Educação Popular (com ênfase em Educação em Periferias Urbanas, Desenvolvimento Comunitário, Infâncias e Juventudes). Atualmente é Analista Pedagógico na Coordenação Nacional de Educação da Fundação Fé e Alegria do Brasil/Rede Jesuíta de Educação e Orientador de Aprendizagem do Curso de Especialização em Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade da UNISINOS.
Link Lattes
TCC: Supervisão educacional: antigas demandas e as novas tendências da sociedade contemporânea (UDESC, 2011)
TCC: Refletindo sobre o fazer educativo na escola pública:uma análise crítica a partir da Educação Popular (UDESC, 2005)
---
Terezinha Koscianski
Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2009-2012);Especialização em Educação a Distância: Gestão e Tutoria pela UNIASSELVI (2014);Especialização em Orientação Educacional pela UNIASSELVI (2015). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na Linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Atua como Professora Auxiliar de Educação Infantil na Rede Municipal de Florianópolis.
Link LattesTCC:
---
- No momento, o Núcleo não conta com estudantes cursando graduação
Aline Alvim Lopes de Almeida
Dissertação: Atualidade de Janusz Korczak: uma referência da Mídia-Educação? (UFSC, 2024)
---
Gislene Natera
---
José Douglas Alves dos Santos
---
Juliana Costa Müller
---
Karin Cozer de Campos
---
Karin Zapelini Orofino
---
Karine Joulie Martins
---
Lídia Miranda Coutinho
---
Lúcia Seara Berka Valente
---
Lyana Virgínia Thédiga de Miranda
---
Maria Paulina de Assis
---
MIchele Mafra Caetano
---
Milene dos Santos Figueiredo
---
Rogério Santos Pereira
---
Sandra Claudiano Semptikovski de Jesus
Dissertação: Relações intergeracionais entre avós e netos mediadas pelas tecnologias digitais (UFSC, 2024)
---
Sandra Eckschmidt
---
Sandro da Silva Cordeiro
---
Viviane Lima Ferreira
---
Viviane Ongaro
---