Gilka Girardello (Líder)

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas pela New School for Social Research de Nova York e graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pós-doutorado no Programa de Educacao Urbana da City University of New York (Pesquisadora Visitante/Fulbright/CAPES) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participa da Rede de Pesquisa "Infâncias Protagonistas: arte, migrações e educação" e pesquisa principalmente os seguintes temas: comunicação, cultura, infância, imaginação, narrativa e formacao de professores.
Lattes | Orcid | E-mail

Monica Fantin (Líder)

Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Doutora em Educação pela UFSC com Estágio no Exterior na Università Cattolica del Sacro Cuore, USCS, Milano/Itália. Realizou Pós-Doutorado em Estética no Departamento de Filosofia da USCS e Estágio Pós-Doutoral na Universitat de Lleida, Espanha. Atua no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve parceria com o Centro di Ricerca sull’Educazione ai Media all’Innovazione e alla Tecnologia (CREMIT), UCSC/Itália. Articula ensino, pesquisa e extensão a partir dos temas da infância, cinema e educação; mídia-educação, tecnologias e cultura digital; formação de professores e dimensões estéticas na formação. Possui diversas publicações sobre infância, educação e comunicação.

Lattes | Orcid | E-mail

Pesquisadores

 

Telma A. Piacentini (Fundadora)

Formada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação, desenvolve pesquisas sobre brinquedos e brincadeiras infantis, cultura popular em interfaces com universidades envolvidas com o NICA, com estudantes universitários de territórios indígenas catarinenses (Xokleng, Guarani e Kaingang) e com o meio social popular, através do Instituto Vilson Groh (IVG). Possui livros e artigos publicados sobre questões político-pedagógicas da Educação, brincadeiras infantis na Ilha de Santa Catarina e Imagens de Infância na Arte Universal. Coordena, como Professora Voluntária, a implantação do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina/UFSC.

Lattes | Orcid

 

Roselete Aviz (Pesquisadora)


É quilombola de Joinville/SC. Professora da UFSC, vinculada ao Departamento de Metodologia de Ensino e ao Programa de Pós-graduação em Educação. Apaixonada pela musicalidade do mundo e pelas poéticas da voz, acredita na palavra contada e cantada como um potencial de realização da Educação como formação humana. Em 2023, foi contemplada no edital “Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres” com o romance “EncaraCORlado”. O livro é inspirado nas raízes da Comunidade Quilombola onde nasceu.

Lattes | Orcid | E-mail
 

  • Fábio Baracuhy Medeiros (Pós-Doutorado)
    Desenvolveu trabalho de pesquisa no MESTRADO (2007-2009) e DOUTORADO (2012-2016) no Programa de Pós-Graduação (CED) na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Buscou examinar teoricamente e dar relevo a importância da constituição de um "espaço imaginário" relacionado à experiência do artista em relação à infância e à noção de presença no campo estético; a investigação da infância entendida como esse instante presente em que a intensidade se inscreve no percurso do processo artístico. Através de autores como São João da Cruz, Jean Genet, Andrei Tarkoviski, Michel Leiris, Gilles Deleuze, Marcel Proust e Hans Ulrich Gumbrecht, convidados teóricos para a discussão, procura o entrelaçamentos dos encontros que potencializam a elaboração de uma pesquisa em torno das teorias da modernidade. Atualmente curso estágio de PÓS-DOUTORAMENTO em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, ministrando cursos, aulas e palestras. Além do pós-doutoramento, cursa, atualmente, LICENCIATURA em FILOSOFIA com enfoque na história das ideias. Link Lattes
    Dissertação: A linguagem muda das coisas (UFSC, 2009)
    ---
    Elika da Silva (Doutorado)
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa Educação e Comunicação (ECO) sob orientação da Professora Doutora Gilka Elvira Ponzi Girardello. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2016). Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL (2008). Especialização em Tecnologia Educacional pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã-PR (2010). Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Educação de Florianópolis e atua com Tecnologia Educacional na sala informatizada. Integrante dos grupos de pesquisa Literalise: grupo de pesquisa em literatura infantil e práticas de mediação literária e NICA: grupo de pesquisa do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina. Sua pesquisa busca fortalecer sua prática de ensino, auxiliando e propondo alternativas de trabalho com as tecnologias digitais e a literatura infantil aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, priorizando o trabalho mídia-educativo numa perspectiva de participação ativa, crítica e responsável dos/as estudantes frente às mídias digitais. Link Lattes
    ---
    Graziela Sarkis (Doutorado)
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é professora auxiliar de tecnologia educacional da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional. Link Lattes
    ---
    Lizyane Francisca Silva dos Santos Locatelli (Doutorado)
    Doutoranda no Programa de Pós- Graduação Educação da Universidade Federal de Santa Catarina(PPGE-UFSC). Mestra pelo (PPGE-UFSC). Especialista em Gestão e Metodologia do Ensino pela Faculdade Dom Bosco (2010); em Educação Infantil pela UFSC (2012); e em Tecnologias da Informação e Comunicação e técnicas de Ensino pela UTFPR (2018), graduada em Pedagogia pela UFSC (2009). Membro do grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, UFSC/CNPq. Professora efetiva da educação infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Link Lattes
    ---
    Patrícia Lisboa de Aguiar (Doutorado)
    Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2017); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins (2012); Especialista em Auditória e Perícia Contábil pela Universidade Nilton Lins (2011); Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Nilton Lins (2010); Graduada em Licenciatura em Pedagógica - UNIASSELVI (2020); Pesquisadora e Membro do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências - GPEFEEC. Tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior. Link Lattes
    ---
    Priscila Cristina Freitas (Doutorado)
    Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Linha Educação e Comunicação, participa do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA). Atualmente realizando estágio doutoral na Universidad Autónoma de México (UNAM), vinculado ao Programa Universitario Diversidad Cultural e Interculturalidad (PUIC), com duração prevista de 2024 a 2025. Mestre em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Graduada em Pedagogia - Habilitação em Educação Infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Participa do Alteritas - grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação - UFSC. Membra da diretoria da Associação de Educadories Negres de Santa Catarina - AENSC. Vice-presidenta do Centro Cultural Anástacia - CCA. Uma das fundadoras do Turismo de Base Comunitária no Monte Serrat - Florianópolis. Área de estudo hoje em dia, Educação das Relações Étnico Raciais, Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil e Literatura afro-brasileira. Link Lattes
    ---
    Thiago Ribeiro Alves (Doutorado)
    Geógrafo formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009 - 2012). Especialista em EaD e Tecnologias Educacionais (2013 - 2014). Professor de Tecnologia Educacional na rede municipal de ensino de Florianópolis (2015...). Especialista em Alfabetização e Letramento (2016 - 2017). Mestre em Educação pelo Instituto Federal Catarinense - PPGE/IFC (2019 - 2021), pesquisando jogos digitais de alfabetização na linha de pesquisa: Processos Educativos e Inclusão. Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (2021). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2024...), linha de pesquisa: Educação e Comunicação. Busca matizes geográficas nos processos de ensino e aprendizagem envolvendo tecnologias digitais.
    Thiago Link Lattes
    ---
  • Aline dos Santos Carolino
    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, com ênfase em estudos decoloniais e feminismos negros. Possui graduação em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019) e graduação em Pedagogia (2024). Link Lattes

    TCC: 
    "O instrumento de ação": etnografia de um rito de oração (UFSC, 2019)
    ---

    Jonatan dos Santos
    Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina PPGE/UFSC). Membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA) e do Laboratório de Pesquisas em História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde (GEHCES). Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), certificação em gerenciamento de projetos pelo CAPM (Certified Associate in Project Management - 2020) e especialização em Neurociências e Comportamento (PUC/RS - 2022). Servidor público federal, lotado na TV UFSC, na criação e produção de narrativas transmídia e pesquisas envolvendo imaginação e criatividade. Link Lattes

    TCC: Bug (UFSC, 2012)
    ---

    Juliana Alves Bezerra de Andrade
    Mestranda em Educação pela UFSC na linha de pesquisa Educação e Comunicação. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com especialização em Psicopedagogia Institucional, Educação Infantil e Séries Iniciais, Administração Escolar, Supervisão e Orientação e em Educação Especial Inclusiva. Atuou como servidora pública efetiva do município de São José como professora de educação infantil de 2016 a 2018 e desde 2019 serve ao Município de Florianópolis como professora de educação infantil, lotada no NEIM Zilda Arns Neumann. Foi coordenadora no projeto Educar no Verão da PMF e esteve designada como Assessora Técnica no Conselho Municipal de Educação de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, documentação pedagógica e docência na educação infantil. Link Lattes

    TCC: Coleções e desenhos: vivências na infância (UDESC, 2011).
    ---

    Paula Moreira de Souza Dias
    É Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021) e Bacharela em Artes Cênicas (2012), pela mesma Universidade. Tem experiência na área da dança e do teatro como atriz, bailarina, coreógrafa e diretora, além de atuar como professora dessas modalidades artísticas. Tem interesse nas áreas do multiletramento com uma perspectiva ampla de interação entre linguagens e do desenvolvimento integral dos bebês e crianças, com base na perspectiva walloniana. Atualmente trabalha como professora temporária no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) - UFSC. Link Lattes

    TCC: 
    A improvisação como técnica de composição e de prática do intérprete-criador (UFSC, 2012)
    ---

    Paulo Roberto do Espírito Santo
    Mestrando em Educação (2023/25) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado à linha de pesquisa: Educação e Comunicação (ECO), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia - habilitação em Magistério das Séries Iniciais (2005) e habilitação complementar em Supervisão Escolar (2011) pelo Centro de Ciências Humanas e Educação - FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem especialização em Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade (2021) pela UNISINOS. Possui experiências na área de Educação Escolar (como professor dos Anos Iniciais e Coordenador Pedagógico na Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e com Educação Popular (com ênfase em Educação em Periferias Urbanas, Desenvolvimento Comunitário, Infâncias e Juventudes). Atualmente é Analista Pedagógico na Coordenação Nacional de Educação da Fundação Fé e Alegria do Brasil/Rede Jesuíta de Educação e Orientador de Aprendizagem do Curso de Especialização em Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade da UNISINOS. Link Lattes
    TCC: Supervisão educacional: antigas demandas e as novas tendências da sociedade contemporânea (UDESC, 2011)
    TCC: Refletindo sobre o fazer educativo na escola pública:uma análise crítica a partir da Educação Popular (UDESC, 2005)
    ---

    Terezinha Koscianski
    Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2009-2012);Especialização em Educação a Distância: Gestão e Tutoria pela UNIASSELVI (2014);Especialização em Orientação Educacional pela UNIASSELVI (2015). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na Linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Atua como Professora Auxiliar de Educação Infantil na Rede Municipal de Florianópolis. Link Lattes


    TCC:
    ---
  • No momento, o Núcleo não conta com estudantes cursando graduação

 

 

шаблоны joomla 2.5