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Resumo: Para o estudo do putto como imagem de infância, percorrendo os
três níveis de Panofski (1978), as imagens significativas tiveram um estudo específico ao passarem por um tratamento de escanerização, técnica mais avançada no momento. Ao todo, foram 298 imagens. Para a situação atual, fiz um levantamento fotográfico em diferentes espaços geo-culturais, abrangendo metrópoles e ilhas: Itália, França, Alemanha, Áustria, República Tcheca (ainda Tchecoslováquia) Canadá, Estados Unidos da América, México e nas Ilhas de Santa Catarina e de São Francisco do Sul, no Brasil.
Palavras-chave: putto, infância, arte italiana.
Resumo:
o ensaio explicita um projeto de modernidade, a partir do olhar e
do sentir de um ponto geo-cultural distante de sua origem: lá, a metrópole; aqui, uma ilha. A construção desse cenário-contexto, configura-se como um referencial para o entendimento posterior de uma visão de infância e, no interior dessa concepção, para a abordagem do gesto especificamente infantil do brincar.
Resumo:
Pretendemos, neste relato, explicitar a trajetória de um museu que, a partir das brincadeiras infantis de Franklin Cascaes e com características de centro de cultura da infância, constituiu-se como museu: o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina é uma construção coletiva, em torno de um conceito cultural que expressa
heranças luso-açoriana, negra e indígena e fruto de atividade acadêmica realizada através do plano de trabalho do Projeto de Pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aprovado pelo CNPq em 1998.