Acesse e conheça os livros publicados pelos integrantes do Núcleo
Acesse e conheça os capítulos de livro publicados pelos integrantes do Núcleo
‘Oi, Spilk!’: diálogos online com um extraterrestre como método de pesquisa com crianças, por Paula Desgualdo e Gilka Girardello (no livro Metodologias de pesquisa online: investigando em/na rede com o outro, organizado por Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald, Adriana Hoffmann Fernandes, Dagmar de Mello e Silva, Dilton Ribeiro Couto Junior & Helenice Mirabelli Cassino Ferreira, Ayvu Editora, 2023).
Crianças, mídia, cinema e tecnologias na educação infantil: desafios da formação, por Monica Fantin (no livro Múltiplos olhares em mídia-educação, organizado por Sandro da Silva Cordeiro, SEDIS-UFRN, 2023, p. 69-95).
Os entrelaçamentos entre cultura visual, cinema e mídia-educação: ensaiando diálogos com a Lei 14.533/23, por Monica Fantin e Karine Joulie Martins (no livro Cinema e educação: a lei 14.533, organizado por Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga, Universo Produção, 2023, p. 40-53).
Era uma vez: o velho que sabia e a criança que podia, por Gilka Girardello (no livro O que é memória?, organizado por Fabiano Moraes, Editora UFMG, 2022, p. 1-39).
Rodas de histórias nas cidades: uma poética compartilhada, por Gilka Girardello (no livro Contar histórias: uns passarão e outros passarinhos, organizado por Fábio Henrique Nunes Medeiros, Maurício Biscaia Veiga e Taiza Mara Rauen Moraes, Editora da Univille, 2022).
Oficinas de redação jornalística: notas de aula, por Gilka Girardello (no livro Apuração, edição e redação jornalística, organizado por Gislene Silva, Daisi Vogel e Teresinha Silva, Editora UFSC, 2022, p. 73-84).
Uno sguardo sulla relazione umano/non umano: approssimazioni tra femminismo cyborg e etnologia indígena, por Anastasia Pietro e Monica Fantin (no livro Il post digitale: società, culture, didattica, organizado por Anna Dipace, Alberto Fornasari e MArta De Angelis, FrancoAngelo, 2022, p. 93-101).
Anotações em torno de uma literatura já dita, mas também ainda por dizer, por Roselete Aviz (no livro Contar histórias: uns passarão e outros passarinhos, organizado por Fábio Henrique Nunes Medeiros, Maurício Biscaia Veiga e Taiza Mara Rauen Moraes, Editora da Univille, 2022).
Portinari: diferentes tempos e espaços, por Telma Anita Piacentini (no livro Experiências educativas: infância e educação do corpo na obra de Portinari, organizado por Fábio Machado Pinto, Melissa Weber e André Costa, 2021, p. 73-137).
Visualidades em tempos escuros: um devir-criança da educação para se acreditar na possibilidade do mundo, por Maria Cristina Diederichsen e Gilka Girardello (no livro Visualidades, educação e mudanças culturais, organizado por Adriana Hoffmann, Raquel Silva Barros & Rosiane de Jesus Dourado, Ayvu Editora, 2021).
O grotesco e o elogio do riso das mulheres, por Roselete Aviz (no livro O grotesco dos nossos tempos: vozes, ambientes, horizontes, organizado por VIII Rodas de Conversa Bakhtiniana, Editora Pedro & João Editores, 2021, p. 1713-1723).
‘Quem tem pressa não ouve Deus: deslocamentos e aproximações em uma aldeia Guarani, por Monica Fantin (no livro Encontro: culturas, crianças, museu e educação: culturas, crianças, museu e educação, organizado por Telma Piacentini e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2021, p. 14-40).
Infância e formação na cultura indígena: escuta de uma narrativa biográfica, por Monica Fantin, Telma A. Piacentini e Maria Lauri Prestes da Fonseca (no livro Encontro: culturas, crianças, museu e educação: culturas, crianças, museu e educação, organizado por Telma Piacentini e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2021, p. 82-110).
O tempo é criação: uma perspectiva lúdica Guarani, por Telma A. Piacentini, Monica Fantin e Joana Mongelo (no livro Encontro: culturas, crianças, museu e educação, organizado por Telma Piacentini e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2021, p. 41-81).
A pesquisa: contextos e metodologia e algumas atualizações, por Monica Fantin (no livro Episódios de Aprendizagem Situada e multiletramentos na escola, na pesquisa e na formação, organizado por Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella, Appris, 2021, p. 19-33).
Multiletramentos e Episódios de Aprendizagem Situada: relações e interlocuções, por Monica Fantin (no livro Episódios de Aprendizagem Situada e multiletramentos na escola, na pesquisa e na formação, organizado por Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella, Appris, 2021, p. 55-70).
Crianças, jovens e aprendizagens na cultura digital: a questão das competências midiáticas na escola e fora dela, por Monica Fantin (no livro Episódios de Aprendizagem Situada e multiletramentos na escola, na pesquisa e na formação, organizado por Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella, Appris, 2021, p. 71-89).
Episódios de Aprendizagem Situada na escola e na formação: experiências e narrativas, por Monica Fantin (no livro Episódios de Aprendizagem Situada e multiletramentos na escola, na pesquisa e na formação, organizado por Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella, Appris, 2021, p. 91-113).
Carta à amiga em maio de 2020, por Gilka Girardello (no livro Precisamos priorizar as crianças: pandemia, educação & infância, organizado por Cláudia Leite e Maria Isabel Leite, Editora O Livreiro das Rosas, 2020).
Media Education in Brazil. Dilemmas, limits and possibilities, por Monica Fantin (no livro Media education in Latin America, organizado por Julio-César Mateus, Pablo Andrada e Maria Teresa Quiroz, Routledge, 2020, p. 4-15).
Didattica multimodale nella scuola e nella formazione degli insegnanti, por Monica Fantin (no livro Animazione digitale per la didattica. organizado por Chiara Panciroli, FrancoAngeli, 2020, v. 1, p. 50-60).
Sobre dispositivos móveis e possibilidades formativas na infância contemporânea, por Monica Fantin e José Douglas Alves dos Santos (no livro Processos formativos e aprendizagens cibercultura: experiências com dispositivos móveis, organizado por Cristiane Porto e Edmea Santos, Edunit, 2020, p. 104-132).
Cenários de pesquisa com e sobre crianças, mídia, imagens e corporeidade, por Gilka Girardello e Monica Fantin (no livro Trajetórias inventivas de pesquisa em educação contemporânea: infância, comunicação, cultura e arte, organizado por Gilka Girardello e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2020, p. 40-77).
Videogames: processos de aprendizagem cognitiva, social e cultural em jogo, por Eloíza Schumacher Correa e Monica Fantin (no livro Trajetórias inventivas de pesquisa em educação contemporânea: infância, comunicação, cultura e arte, organizado por Gilka Girardello e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2020, p. 117-139).
Questões éticas e estéticas na relação entre crianças e telejornais, por Leopoldo Nogueira e Monica Fantin (no livro Trajetórias inventivas de pesquisa em educação contemporânea: infância, comunicação, cultura e arte, organizado por Gilka Girardello e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2020, p. 176-194).
A voz de Zora Neale Hurston: escrituras contra a imposição do silêncio às mulheres, por Roselete Aviz e Gilka Girardello (no livro Escrituras de mulheres: literatura e tradução, organizado por Andrea Guerini, Elena Mangato e Naylane Araújo Matos, LLE/CCE/UFSC, 2019, p. 25-34).
Estilos de aprendizagem de crianças e jovens e a metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada, por Monica Fantin (no livro Demandas e contextos da educação no século XX, organizado por Karine Durau, Atena Editora, 2019, p. 305-317).
Jovens, cultura e educação: dispositivos da arte e da tecnologia na escola, por Monica Fantin (no livro Juventudes em movimento: experiências, redes e afetos, organizado por Veriana Colaço, Idilva Germano, Luciana Lobo Miranda e Joao Paulo Barros, Expressão, 2019, p. 371-390).
Media Education e la dimensione estetica nella pratica pedagogica, por Monica Fantin (no livro Media education in Italia oggetti e ambiti della formazione, organizado por Filippo Bruni, Andrea Garavaglia e Livia Petti, FrancoAngeli, 2019, p. 314-325).