Livros e capítulos

Acesse e conheça os livros publicados pelos integrantes do Núcleo

 

 

 

 

 

 Acesse aqui      Acesse aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Acesse aqui      Acesse aqui

 

  



 

 

 

 

 

Acesse aqui      Acesse aqui 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Acesse aqui      Acesse aqui 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesse aqui      Acesse aqui 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesse aqui      Acesse aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Acesse aqui      Acesse aqui

 

 

 

 

 

 

  

 

 

   

Acesse aqui      Acesse aqui 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesse aqui      Acesse aqui

 

 

 

 



Acesse e conheça os capítulos de livro publicados pelos integrantes do Núcleo

‘Oi, Spilk!’: diálogos online com um extraterrestre como método de pesquisa com crianças, por Paula Desgualdo e Gilka Girardello (no livro Metodologias de pesquisa online: investigando em/na rede com o outro, organizado por Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald, Adriana Hoffmann Fernandes, Dagmar de Mello e Silva, Dilton Ribeiro Couto Junior & Helenice Mirabelli Cassino Ferreira, Ayvu Editora, 2023).

 

Crianças, mídia, cinema e tecnologias na educação infantil: desafios da formação, por Monica Fantin (no livro Múltiplos olhares em mídia-educação, organizado por Sandro da Silva Cordeiro, SEDIS-UFRN, 2023, p. 69-95).

 

Os entrelaçamentos entre cultura visual, cinema e mídia-educação: ensaiando diálogos com a Lei 14.533/23, por Monica Fantin e Karine Joulie Martins (no livro Cinema e educação: a lei 14.533, organizado por Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga, Universo Produção, 2023, p. 40-53).

 

Era uma vez: o velho que sabia e a criança que podia, por Gilka Girardello (no livro O que é memória?, organizado por Fabiano Moraes, Editora UFMG, 2022, p. 1-39).

 

Rodas de histórias nas cidades: uma poética compartilhada, por Gilka Girardello (no livro Contar histórias: uns passarão e outros passarinhos, organizado por Fábio Henrique Nunes Medeiros, Maurício Biscaia Veiga e Taiza Mara Rauen Moraes, Editora da Univille, 2022).

 

Oficinas de redação jornalística: notas de aula, por Gilka Girardello (no livro Apuração, edição e redação jornalística, organizado por Gislene Silva, Daisi Vogel e Teresinha Silva, Editora UFSC, 2022, p. 73-84).

 

Uno sguardo sulla relazione umano/non umano: approssimazioni tra femminismo cyborg e etnologia indígena, por Anastasia Pietro e Monica Fantin (no livro Il post digitale: società, culture, didattica, organizado por Anna Dipace, Alberto Fornasari e MArta De Angelis, FrancoAngelo, 2022, p. 93-101).

 

Anotações em torno de uma literatura já dita, mas também ainda por dizer, por Roselete Aviz (no livro Contar histórias: uns passarão e outros passarinhos, organizado por Fábio Henrique Nunes Medeiros, Maurício Biscaia Veiga e Taiza Mara Rauen Moraes, Editora da Univille, 2022).

 

Portinari: diferentes tempos e espaços, por Telma Anita Piacentini (no livro Experiências educativas: infância e educação do corpo na obra de Portinari, organizado por Fábio Machado Pinto, Melissa Weber e André Costa, 2021, p. 73-137).

 

Visualidades em tempos escuros: um devir-criança da educação para se acreditar na possibilidade do mundo, por Maria Cristina Diederichsen e Gilka Girardello (no livro Visualidades, educação e mudanças culturais, organizado por Adriana Hoffmann, Raquel Silva Barros & Rosiane de Jesus Dourado, Ayvu Editora, 2021).

 

O grotesco e o elogio do riso das mulheres, por Roselete Aviz (no livro O grotesco dos nossos tempos: vozes, ambientes, horizontes, organizado por VIII Rodas de Conversa Bakhtiniana, Editora Pedro & João Editores, 2021, p. 1713-1723).

 

‘Quem tem pressa não ouve Deus: deslocamentos e aproximações em uma aldeia Guarani, por Monica Fantin (no livro Encontro: culturas, crianças, museu e educação: culturas, crianças, museu e educação, organizado por Telma Piacentini e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2021, p. 14-40).

 

Infância e formação na cultura indígena: escuta de uma narrativa biográfica, por Monica Fantin, Telma A. Piacentini e Maria Lauri Prestes da Fonseca (no livro Encontro: culturas, crianças, museu e educação: culturas, crianças, museu e educação, organizado por Telma Piacentini e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2021, p. 82-110).

 

O tempo é criação: uma perspectiva lúdica Guarani, por Telma A. Piacentini, Monica Fantin e Joana Mongelo (no livro Encontro: culturas, crianças, museu e educação, organizado por Telma Piacentini e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2021, p. 41-81).

 

A pesquisa: contextos e metodologia e algumas atualizações, por Monica Fantin (no livro Episódios de Aprendizagem Situada e multiletramentos na escola, na pesquisa e na formação, organizado por Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella, Appris, 2021, p. 19-33).

 

Multiletramentos e Episódios de Aprendizagem Situada: relações e interlocuções, por Monica Fantin (no livro Episódios de Aprendizagem Situada e multiletramentos na escola, na pesquisa e na formação, organizado por Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella, Appris, 2021, p. 55-70).

 

Crianças, jovens e aprendizagens na cultura digital: a questão das competências midiáticas na escola e fora dela, por Monica Fantin (no livro Episódios de Aprendizagem Situada e multiletramentos na escola, na pesquisa e na formação, organizado por Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella, Appris, 2021, p. 71-89).

 

Episódios de Aprendizagem Situada na escola e na formação: experiências e narrativas, por Monica Fantin (no livro Episódios de Aprendizagem Situada e multiletramentos na escola, na pesquisa e na formação, organizado por Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella, Appris, 2021, p. 91-113).

 

Carta à amiga em maio de 2020, por Gilka Girardello (no livro Precisamos priorizar as crianças: pandemia, educação & infância, organizado por Cláudia Leite e Maria Isabel Leite, Editora O Livreiro das Rosas, 2020).

 

Media Education in Brazil. Dilemmas, limits and possibilities, por Monica Fantin (no livro Media education in Latin America, organizado por Julio-César Mateus, Pablo Andrada e Maria Teresa Quiroz, Routledge, 2020, p. 4-15).

 

Didattica multimodale nella scuola e nella formazione degli insegnanti, por Monica Fantin (no livro Animazione digitale per la didattica. organizado por Chiara Panciroli, FrancoAngeli, 2020, v. 1, p. 50-60).

 

Sobre dispositivos móveis e possibilidades formativas na infância contemporânea, por Monica Fantin e José Douglas Alves dos Santos (no livro Processos formativos e aprendizagens cibercultura: experiências com dispositivos móveis, organizado por Cristiane Porto e Edmea Santos, Edunit, 2020, p. 104-132).

 

Cenários de pesquisa com e sobre crianças, mídia, imagens e corporeidade, por Gilka Girardello e Monica Fantin (no livro Trajetórias inventivas de pesquisa em educação contemporânea: infância, comunicação, cultura e arte, organizado por Gilka Girardello e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2020, p. 40-77).

 

Videogames: processos de aprendizagem cognitiva, social e cultural em jogo, por Eloíza Schumacher Correa e Monica Fantin (no livro Trajetórias inventivas de pesquisa em educação contemporânea: infância, comunicação, cultura e arte, organizado por Gilka Girardello e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2020, p. 117-139).

 

Questões éticas e estéticas na relação entre crianças e telejornais, por Leopoldo Nogueira e Monica Fantin (no livro Trajetórias inventivas de pesquisa em educação contemporânea: infância, comunicação, cultura e arte, organizado por Gilka Girardello e Monica Fantin, Pimenta Cultural, 2020, p. 176-194).

 

A voz de Zora Neale Hurston: escrituras contra a imposição do silêncio às mulheres, por Roselete Aviz e Gilka Girardello (no livro Escrituras de mulheres: literatura e tradução, organizado por Andrea Guerini, Elena Mangato e Naylane Araújo Matos, LLE/CCE/UFSC, 2019, p. 25-34).

 

Estilos de aprendizagem de crianças e jovens e a metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada, por Monica Fantin (no livro Demandas e contextos da educação no século XX, organizado por Karine Durau, Atena Editora, 2019, p. 305-317).

 

Jovens, cultura e educação: dispositivos da arte e da tecnologia na escola, por Monica Fantin (no livro Juventudes em movimento: experiências, redes e afetos, organizado por Veriana Colaço, Idilva Germano, Luciana Lobo Miranda e Joao Paulo Barros, Expressão, 2019, p. 371-390).

 

Media Education e la dimensione estetica nella pratica pedagogica, por Monica Fantin (no livro Media education in Italia oggetti e ambiti della formazione, organizado por Filippo Bruni, Andrea Garavaglia e Livia Petti, FrancoAngeli, 2019, p. 314-325).

 

Mensagem
  • Not authorized

There are no documents in this category

шаблоны joomla 2.5