Estamos organizando todas as produções do NICA para que as mesmas sejam disponibilizadas em acesso aberto no formato digital.

Gilka Girardello

Publicações da Profa. Gilka Girardello.

Documents

Order by : Name | Date | Hits [ Descendent ]

Imaginação: arte e ciência na infância Imaginação: arte e ciência na infância

Resumo: O artigo faz uma breve discussão conceitual sobre a relação entre imaginação e infância, apontando alguns fatores considerados favoráveis à imaginação infantil: a arte, o tempo, a natureza, a mediação adulta e a narrativa. Investigam-se os processos infantis de criação de hipóteses diante dos fenômenos do mundo, destacando o papel que neles de- sempenham a curiosidade e a partilha narrativa. Examinam-se aspectos da vida imaginativa infantil, especialmente em contextos pedagógicos, explorando possibilidades de ação educa- tiva — com ênfase para a narração oral — que integrem diferentes áreas do conhecimento de forma não dualista e que promovam a abertura de caminhos para a descoberta.

O SITE “ATELIÊ DA AURORA”: CRIANÇA+MÍDIA+IMAGINAÇÃO O SITE “ATELIÊ DA AURORA”: CRIANÇA+MÍDIA+IMAGINAÇÃO

Resumo O website “Ateliê da Aurora” é um projeto de extensão da UFSC que, desde 1999, procura servir de referência aos pesquisadores da relação entre as crianças e as mídias e à comunidade em geral. Seu objetivo, que consideramos praticamente alcançado, é contribuir para qualificar a discussão social sobre esse tema de tanta relevância social.

Por que toda criança precisa brincar (muito)? Por que toda criança precisa brincar (muito)?

Brincando, elas aprendem a escolher: uni-duni-tê. aprendem a imaginar: esta poça d’água vai ser o mar. aprendem a perseverar: caiu o castelo, vou fazer de novo. aprendem a imitar: eu era o motorista - brrrrrrum. aprendem a criar: dou um nó aqui, outro aqui e tá pronto o circo. aprendem a descobrir: misturei amarelo e azul, olha o que deu. aprendem a confiar em si: olha o que eu consegui fazer. aprendem novos conhecimentos: 28, 29, 30, lá vou eu! aprendem a fantasiar: daí a gente voava.

PRODUÇÃO CULTURAL INFANTIL DIANTE DA TELA: DA TV À INTERNET PRODUÇÃO CULTURAL INFANTIL DIANTE DA TELA: DA TV À INTERNET

Este trabalho discute alguns aspectos da relação das crianças pequenas com a Internet, principalmente a partir da produção narrativa oral freqüentemente realizada por elas enquanto exploram sites infantis de entretenimento. Ver as crianças fantasiando em voz alta enquanto brincam na frente do computador – atividade aqui designada de brincadeira narrativa, e entendida como produção cultural relativamente autônoma e autoral das crianças - nos leva a retomar um conceito fundamental para pensarmos as práticas culturais da infância: a imaginação. A fim de melhor compreender o processo, buscamos referências provenientes das pesquisas sobre a relação entre crianças e televisão, campo teórico já bem mais estabelecido, investigando sua aplicabilidade ao novo contexto. Recorremos também a experiências de pesquisa empírica que temos realizado em diferentes contextos sociais de nossa região

Una mirada sobre educación y medios en Brasil Una mirada sobre educación y medios en Brasil

El artículo destaca características, singularidades y desafíos del pensamiento y de la práctica mediático-educacional en Brasil, con atención especial a la producción cultural infantil. Se hace un esbozo del escenario actual, situando algunas de las principales tendencias que marcaron históricamente la práctica y la investigación académica, como la obra de Paulo Freire, las indagaciones socioculturales en los procesos de recepción, las teorías latinoamericanas de las mediaciones culturales y las discusiones internacionales sobre alfabetización mediática, todas referidas a la participación crítica y creadora de los niños en la producción cultural. Entre los desafíos actuales, están las carencias en la formación de profesores, la distancia entre la universidad y las escuelas, y la ausencia de políticas públicas nacionales. Entre los rasgos positivos, se apunta la diversidad y el número de proyectos de producción de medios por y para niños en las distintas comunidades; su vitalidad, ya que tales proyectos expresan la diversidad cultural del país, dialogando con las escuelas, sugiriendo un camino singular y prometedor para la alfabetización mediática.

Mapa NICA

Contato

Gilka Elvira Ponzi Girardello (Link Lattes)

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação /  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Monica Fantin (Link Lattes)

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação /  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

шаблоны joomla 2.5