Estamos organizando todas as produções do NICA para que as mesmas sejam disponibilizadas em acesso aberto no formato digital.

Monica Fantin

Publicações da Profa. Monica Fantin.

Documents

Order by : Name | Date | Hits [ Descendent ]

O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores

Resumo Quais os desafios da formação de crianças, jovens e professores hoje? Falar de saberes e competências necessárias para o professor atuar nos cenários atuais implica perguntar em que medida a universidade, os cursos de licenciatura e os centros de formação docente estão se adequando às novas demandas da educação. Ao situar alguns desafios atuais da formação inicial em relação à cultura digital, o artigo enfatiza a importância da experiência, da formação cultural e da multimídia na formação de professores a partir de uma perspectiva culturalista de mídia-educação. Considerando que a mídia-educação é um campo em construção, a transversalidade e a contribuição multidisciplinar dos saberes das ciências, da educação, da comunicação e das artes constituem um “objeto-fronteira”, uma interface que pode interpretar melhor a transformação atual dos conhecimentos e das ferramentas da cultura digital que não se limitam à educação escolar. O texto discute a possibilidade da formação multimídia e suas competências como integração de saberes e contribuições metodológicas provindas de diferentes áreas do conhecimento e da perspectiva das múltiplas linguagens na escola e na cultura. Disso resulta a necessidade de configurar outros espaços para pensar a práxis educativa e formativa e discutir novas formas de mediação cultural nos cenários contemporâneos da formação de professores.

Cinema e Imaginário Infantil: a Mediação Entre o Visível e o Invisível Cinema e Imaginário Infantil: a Mediação Entre o Visível e o Invisível

RESUMO - Cinema e imaginário infantil: a mediação entre o visível e o invisível. Este texto analisa a relação entre cinema e criança a partir de alguns entendimentos teórico-conceituais sobre o cinema como arte, indústria, dispositivo e linguagem. Da relação entre cinema e imaginação, busca-se entender como os diferentes modos de ver filmes atuam na construção do imaginário infantil para compreender as representações que as crianças têm da experiência com o cinema. Considerando que a pesquisa com crianças pode ser uma forma de compreender criticamente a produção cultural de nossa época, o texto apresenta aspectos de uma pesquisa empírica realizada com crianças em diferentes contextos socioculturais e sugere algumas possibilidades de mediação para pensar o cinema no contexto da educação.

MÍDIA-EDUCAÇÃO E CINEMA NA ESCOLA MÍDIA-EDUCAÇÃO E CINEMA NA ESCOLA

RESUMO A partir de uma pesquisa que trabalhou a relação crianças, cinema e mídia-educação em diferentes contextos socioculturais, este trabalho discute as possibilidades educativas e as formas de mediação desta prática cultural na escola. Considerando que a pesquisa com crianças pode ser uma forma de compreender criticamente a produção cultural de nossa época, o trabalho sugere que, através de uma perspectiva ecológica de mídia-educação – de educar com, sobre e através de todos os meios –, é possível desenvolver um percurso didático que ultrapasse algumas fronteiras no trabalho com crianças: das crianças consumidoras e espectadoras às crianças produtoras de cultura. A fim de construir uma apropriação crítica e criativa das mídias, propõe-se um percurso educativo na escola que possa assegurar a experiência da fruição, análise e criação envolvendo a produção de mídias feitas com crianças na escola.

Mapa NICA

Contato

Gilka Elvira Ponzi Girardello (Link Lattes)

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação /  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Monica Fantin (Link Lattes)

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação /  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

шаблоны joomla 2.5