Monica Fantin

Publicações da Profa. Monica Fantin.

Documents

Order by : Name | Date | Hits [ Descendent ]

CRIANÇAS NA ERA DIGITAL: DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DA EDUCAÇÃO CRIANÇAS NA ERA DIGITAL: DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DA EDUCAÇÃO

RESUMO: O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre a mudança do nosso ambiente sociocultural. Na primeira parte, destaca-se essa mudança, que se baseia no desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, particularmente os aplicativos chamados 2.0. Essas ferramentas enfatizam alguns aspectos novos realmente interessantes do ponto de vista da educação. Elas são fáceis e baratas: não é necessário ter grandes competências para usá-las e são de fácil acesso – assim, organizações como as escolas podem adotá-los sem um custo muito alto. Além disso, essas tecnologias são interativas: através delas é possível falar, colaborar, compartilhar conteúdos com outras pessoas. Finalmente, o destaque ao sentido do que hoje em dia é conhecido como usuário ou produtor, User Generated Content: neste caso não há mais apenas leitores de mensagens, mas leitores que são também autores. Em língua inglesa, é crescente o uso do termo Prosumers, para referir-se aos produtores que são também consumidores (producers + consumers). Na segunda parte, o artigo busca individualizar os principais problemas educativos nesta paisagem, apresentando três situações típicas que ocorreram em uma referida escola, mas que poderia acontecer em qualquer sala de aula do mundo. Por fim, a partir desses casos, situamos algumas sugestões e orientações para a intervenção educativa.

Beyond Babel: Multiliteracies in Digital Culture Beyond Babel: Multiliteracies in Digital Culture

This article highlights the importance of the concepts of media literacy, and digital and informational literacy to understand the multimodal meaning of multiliteracies and their interfaces. An analogy with Babel is used to understand the different ways in which this concept articulates the linguistic, visual, audio, spatial, and gestural dimensions in digital culture. In this framework, the question of convergence is highlighted in learning experiences undertaken in formal and informal contexts. To qualify the meaning of this learning for the subject, the article mentions the concept of personal literacy to locate the importance of subjectivity in the interactions that the multiliteracies offer. Finally, in an exercise of representation of the components of the multiliteracies, the article presents a diagram that highlights the importance of mediation and the forms of appropriation that express concepts and experiences in search of a transformative pedagogical practice, as an opportunity to understand the multiliteracies as a condition of dialog, expression and participation in the culture.

Uma orientação ecológica na abordagem das novas mídias e da comunicação Uma orientação ecológica na abordagem das novas mídias e da comunicação

Entrevista concedida por Manuel Pinto, da Universidade do Minho, à Monica Fantin (UFSC).

Perspectives on Media Literacy, Digital Literacy and Information Literacy Perspectives on Media Literacy, Digital Literacy and Information Literacy

ABSTRACT The cultural landscape poses different challenges for teachers. Beyond developing reading and writing skills, it is necessary to emerge in the digital culture and master the different codes of different languages. In this context, media education studies discuss the educational possibilities of interpreting, problematizing, and producing different kinds of texts in critical and creative ways, through the use of all means, languages and technologies available. Considering that media cannot be excluded from literacy programs, it is essential to reflect on the definition of “literate” today. These reflections examine the resignification of concepts like literacy, media literacy, digital literacy and information literacy.

DOS CONSUMOS CULTURAIS AOS USOS DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE DOS CONSUMOS CULTURAIS AOS USOS DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE

Resumo O artigo trata de alguns resultados de uma pesquisa realizada com professores de diversas áreas de conhecimento do ensino fundamental a respeito dos consumos culturais e dos usos das mídias na docência. Refletindo sobre como as tecnologias estão presentes na vida pessoal e profissional dos professores e sobre o que eles fazem no seu tempo livre, o texto discute a necessidade de pensar em uma outra idéia de escola e da relação entre educação, cultura, mídia e tecnologias da informação e comunicação. Análises

Mapa NICA

Contato

Gilka Elvira Ponzi Girardello (Link Lattes)

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação /  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Monica Fantin (Link Lattes)

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação /  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

шаблоны joomla 2.5