Monica Fantin

Publicações da Profa. Monica Fantin.

Documents

Order by : Name | Date | Hits | [ Ascendant ]

CRIANÇAS NA ERA DIGITAL: DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DA EDUCAÇÃO CRIANÇAS NA ERA DIGITAL: DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DA EDUCAÇÃO

RESUMO: O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre a mudança do nosso ambiente sociocultural. Na primeira parte, destaca-se essa mudança, que se baseia no desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, particularmente os aplicativos chamados 2.0. Essas ferramentas enfatizam alguns aspectos novos realmente interessantes do ponto de vista da educação. Elas são fáceis e baratas: não é necessário ter grandes competências para usá-las e são de fácil acesso – assim, organizações como as escolas podem adotá-los sem um custo muito alto. Além disso, essas tecnologias são interativas: através delas é possível falar, colaborar, compartilhar conteúdos com outras pessoas. Finalmente, o destaque ao sentido do que hoje em dia é conhecido como usuário ou produtor, User Generated Content: neste caso não há mais apenas leitores de mensagens, mas leitores que são também autores. Em língua inglesa, é crescente o uso do termo Prosumers, para referir-se aos produtores que são também consumidores (producers + consumers). Na segunda parte, o artigo busca individualizar os principais problemas educativos nesta paisagem, apresentando três situações típicas que ocorreram em uma referida escola, mas que poderia acontecer em qualquer sala de aula do mundo. Por fim, a partir desses casos, situamos algumas sugestões e orientações para a intervenção educativa.

Perspectives on Media Literacy, Digital Literacy and Information Literacy Perspectives on Media Literacy, Digital Literacy and Information Literacy

ABSTRACT The cultural landscape poses different challenges for teachers. Beyond developing reading and writing skills, it is necessary to emerge in the digital culture and master the different codes of different languages. In this context, media education studies discuss the educational possibilities of interpreting, problematizing, and producing different kinds of texts in critical and creative ways, through the use of all means, languages and technologies available. Considering that media cannot be excluded from literacy programs, it is essential to reflect on the definition of “literate” today. These reflections examine the resignification of concepts like literacy, media literacy, digital literacy and information literacy.

O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores

Resumo Quais os desafios da formação de crianças, jovens e professores hoje? Falar de saberes e competências necessárias para o professor atuar nos cenários atuais implica perguntar em que medida a universidade, os cursos de licenciatura e os centros de formação docente estão se adequando às novas demandas da educação. Ao situar alguns desafios atuais da formação inicial em relação à cultura digital, o artigo enfatiza a importância da experiência, da formação cultural e da multimídia na formação de professores a partir de uma perspectiva culturalista de mídia-educação. Considerando que a mídia-educação é um campo em construção, a transversalidade e a contribuição multidisciplinar dos saberes das ciências, da educação, da comunicação e das artes constituem um “objeto-fronteira”, uma interface que pode interpretar melhor a transformação atual dos conhecimentos e das ferramentas da cultura digital que não se limitam à educação escolar. O texto discute a possibilidade da formação multimídia e suas competências como integração de saberes e contribuições metodológicas provindas de diferentes áreas do conhecimento e da perspectiva das múltiplas linguagens na escola e na cultura. Disso resulta a necessidade de configurar outros espaços para pensar a práxis educativa e formativa e discutir novas formas de mediação cultural nos cenários contemporâneos da formação de professores.

DOS CONSUMOS CULTURAIS AOS USOS DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE DOS CONSUMOS CULTURAIS AOS USOS DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE

Resumo O artigo trata de alguns resultados de uma pesquisa realizada com professores de diversas áreas de conhecimento do ensino fundamental a respeito dos consumos culturais e dos usos das mídias na docência. Refletindo sobre como as tecnologias estão presentes na vida pessoal e profissional dos professores e sobre o que eles fazem no seu tempo livre, o texto discute a necessidade de pensar em uma outra idéia de escola e da relação entre educação, cultura, mídia e tecnologias da informação e comunicação. Análises

Uma orientação ecológica na abordagem das novas mídias e da comunicação Uma orientação ecológica na abordagem das novas mídias e da comunicação

Entrevista concedida por Manuel Pinto, da Universidade do Minho, à Monica Fantin (UFSC).

Mapa NICA

Contato

Gilka Elvira Ponzi Girardello (Link Lattes)

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação /  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Monica Fantin (Link Lattes)

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação /  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

шаблоны joomla 2.5