Estamos organizando todas as produções do NICA para que as mesmas sejam disponibilizadas em acesso aberto no formato digital.

Gilka Girardello

Publicações da Profa. Gilka Girardello.

Documents

Order by : Name | Date | Hits [ Ascendant ]

VOZ, PRESENÇA E IMAGINAÇÃO: A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E AS CRIANÇAS PEQUENAS VOZ, PRESENÇA E IMAGINAÇÃO: A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E AS CRIANÇAS PEQUENAS

O presente trabalho procura identificar algumas idéias geradas na filosofia da linguagem, na teoria literária e na psicolinguística que, costuradas pelo viés de uma experiência empírica e reflexiva de muitos anos, possam contribuir para uma compreensão ainda maior do potencial da narração de histórias na educação infantil. Daremos especial atenção ao contar histórias sem o uso de livros, tanto a partir de textos literários como de experiências vividas ou imaginadas.

Una mirada sobre educación y medios en Brasil Una mirada sobre educación y medios en Brasil

El artículo destaca características, singularidades y desafíos del pensamiento y de la práctica mediático-educacional en Brasil, con atención especial a la producción cultural infantil. Se hace un esbozo del escenario actual, situando algunas de las principales tendencias que marcaron históricamente la práctica y la investigación académica, como la obra de Paulo Freire, las indagaciones socioculturales en los procesos de recepción, las teorías latinoamericanas de las mediaciones culturales y las discusiones internacionales sobre alfabetización mediática, todas referidas a la participación crítica y creadora de los niños en la producción cultural. Entre los desafíos actuales, están las carencias en la formación de profesores, la distancia entre la universidad y las escuelas, y la ausencia de políticas públicas nacionales. Entre los rasgos positivos, se apunta la diversidad y el número de proyectos de producción de medios por y para niños en las distintas comunidades; su vitalidad, ya que tales proyectos expresan la diversidad cultural del país, dialogando con las escuelas, sugiriendo un camino singular y prometedor para la alfabetización mediática.

PRODUÇÃO CULTURAL INFANTIL DIANTE DA TELA: DA TV À INTERNET PRODUÇÃO CULTURAL INFANTIL DIANTE DA TELA: DA TV À INTERNET

Este trabalho discute alguns aspectos da relação das crianças pequenas com a Internet, principalmente a partir da produção narrativa oral freqüentemente realizada por elas enquanto exploram sites infantis de entretenimento. Ver as crianças fantasiando em voz alta enquanto brincam na frente do computador – atividade aqui designada de brincadeira narrativa, e entendida como produção cultural relativamente autônoma e autoral das crianças - nos leva a retomar um conceito fundamental para pensarmos as práticas culturais da infância: a imaginação. A fim de melhor compreender o processo, buscamos referências provenientes das pesquisas sobre a relação entre crianças e televisão, campo teórico já bem mais estabelecido, investigando sua aplicabilidade ao novo contexto. Recorremos também a experiências de pesquisa empírica que temos realizado em diferentes contextos sociais de nossa região

Por que toda criança precisa brincar (muito)? Por que toda criança precisa brincar (muito)?

Brincando, elas aprendem a escolher: uni-duni-tê. aprendem a imaginar: esta poça d’água vai ser o mar. aprendem a perseverar: caiu o castelo, vou fazer de novo. aprendem a imitar: eu era o motorista - brrrrrrum. aprendem a criar: dou um nó aqui, outro aqui e tá pronto o circo. aprendem a descobrir: misturei amarelo e azul, olha o que deu. aprendem a confiar em si: olha o que eu consegui fazer. aprendem novos conhecimentos: 28, 29, 30, lá vou eu! aprendem a fantasiar: daí a gente voava.

O SITE “ATELIÊ DA AURORA”: CRIANÇA+MÍDIA+IMAGINAÇÃO O SITE “ATELIÊ DA AURORA”: CRIANÇA+MÍDIA+IMAGINAÇÃO

Resumo O website “Ateliê da Aurora” é um projeto de extensão da UFSC que, desde 1999, procura servir de referência aos pesquisadores da relação entre as crianças e as mídias e à comunidade em geral. Seu objetivo, que consideramos praticamente alcançado, é contribuir para qualificar a discussão social sobre esse tema de tanta relevância social.

Mapa NICA

Contato

Gilka Elvira Ponzi Girardello (Link Lattes)

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação /  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Monica Fantin (Link Lattes)

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação /  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

шаблоны joomla 2.5